Como circular em trânsito na Argentina?
Mais um feriadinho chegando e você planeja em ir logo ali, no país vizinho e de carro. Antes de passarmos aquela maravilhosa lista de dicas para circular na Argentina, não deixe de passar na Rede Centrosul Corretora, mas perto de você e pedir o Seguro de Responsabilidade Civil – Internacional. Ele é obrigatório e visa proteger terceiros afetados por acidentes ocorridos na viagem.
Agora vamos aos fatos. Cada país possui suas singularidades quando diz respeito ao comportamento no trânsito. Se você pensou em viajar pela Argentina alugando um carro ou trazendo o seu próprio, é melhor se inteirar dessas dicas e informações necessárias para aproveitar sua viagem sem ser surpreendido por alguma eventualidade e acredite, elas sempre acabam surgindo, então o melhor é estar preparado.
Como conseguir permissão para dirigir?
Já não é uma novidade que, para dirigir em qualquer país é preciso ter e portar uma Carteira de Habilitação válida. Felizmente, há um acordo entre os Estados do Mercosul que permite que qualquer cidadão, que faça parte do grupo, use sua Carteira Nacional nos demais países. Dessa forma, se você é brasileiro, não é necessário emitir uma permissão para dirigir na Argentina.
Os viajantes que preferirem circular na Argentina de carro, devem portar, além da CNH e do RG (devem levar o documento impresso também), um comprovante de que é turista e carregar o documento de propriedade do veículo (CRLV). E lembre-se: o seguro também é obrigatório!
A partir do cruzamento da fronteira, só o proprietário do carro ou um parente de até 2º grau pode dirigi-lo. Caso contrário, a outra pessoa precisará de uma autorização emitida no seu país de origem. É importante lembrar que os agentes migratórios estabelecem um prazo para o veículo permanecer no novo país, então quem avisa amigo é, fique atento à essa validade.
Regras de trânsito na Argentina
Cruzando a fronteira, as regras de trânsito mudam. Nosso vizinho latino-americano tem no mínimo essas três peculiaridades acerca da circulação de veículos:
1) Independente da claridade do dia, os faróis do carro devem estar ligados o tempo todo;
2) Uso obrigatório de cinto de segurança, inclusive nos bancos traseiros.
3) As películas do carro não devem ser muito escuras, policiais podem multá-lo caso não consigam vê-lo a uma distância curta;
Você deve concordar que com um carro você pode conhecer outras cidades da Argentina que são próximas, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Mas se você for circular em trânsito na Argentina deve conferir essa lisa de acessórios obrigatórios que o Consulado argentino nos passou:
– Dois triângulos;
– Um extintor de incêndio;
– Caixa de primeiros socorros;
– Cintos de segurança (para todos os passageiros);
– Apoiador de cabeça nos bancos (dianteiros);
– Seguro carta verde (para países do Mercosul);
– Cabo para reboque de 1,5 a 2 metros ou cambão;
– Autorização para conduzir na República Argentina no caso de não ser o proprietário do carro;
– Documentos originais de propriedade do carro (digital e impresso);
– Ligar faróis luz baixa de dia;
– Não existe nenhuma Legislação Argentina ou requisito de um lençol branco ou “mortalha plástica”;
– Solicita-se que os veículos que possuem entrada para reboque (bolota de aço) e não forem levar motor-home ou reboque que retirem a mesma para evitar problemas com a polícia;
Lembre-se também que qualquer prejuízo que venham sofrer, deverá ser comunicado ao consulado do Brasil na Argentina. Anote os endereços que separamos para você.
CONSULADOS BRASILEIROS NA REPÚBLICA ARGENTINA