27 ago
10 Dicas para economizar combustível
Não é segredo pra ninguém que os valores de combustível oscilam de tempos em tempos. Quem depende diariamente do carro sabe que se trata de um dos gastos que mais complicam no orçamento mensal. A variação, quase sempre, ainda é pra cima. Mas, ainda assim, há formas de economizar combustível com boas práticas.
Com algumas dicas é possível, acredite, economizar até 20% de combustível! Você só precisa colocá-las em prática. São pequenas atitudes e mudanças de hábito que podem resultar em um ganho de até dois meses de gasolina. Além da economia no bolso, as dicas vão colaborar com a redução dos poluentes.
Algumas mudanças de atitude ao volante e certos cuidados com a manutenção podem fazer com que o seu carro reduza o consumo. Confira:
1 – TIRE O PÉ DO ACELERADOR
Manter uma velocidade constante, abaixo dos 80 km/h, sem arrancadas bruscas, pode significar uma economia de até 20%. Evite, ainda, acelerar durante a troca de marchas enquanto aciona a embreagem. Pise com carinho no acelerador, afinal você não é piloto de teste.
2 – CALIBRE OS PNEUS COM FREQUÊNCIA
Pneus murchos têm impacto direto no gasto de combustível. Para você ter uma ideia, 5 libras a menos podem significar 15% a mais de consumo. Isso ocorre porque o motor precisa fazer um esforço maior para mover o veículo quando os pneus estão baixos, já que o atrito com o solo é maior. O ideal é calibrá-los a cada 15 dias, sempre com os pneus frios!
3 – CIRCULE COM AS RODAS ALINHADAS
A lógica aqui é a mesma. Se as rodas estiverem desalinhadas, ocorrerá um desgaste nos pneus que não vão rodar direito, sendo também arrastados pelo carro. Resultado: será necessário mais esforço para movimentá-lo e maior gasto de combustível. Fique esperto!
4 – MANTENHA AS JANELAS FECHADAS
Além do risco de assalto, deixar as janelas abertas aumenta o consumo por causa da questão da aerodinâmica, principalmente na estrada, quando a velocidade é maior. É como se o vento “segurasse” o carro, que terá que fazer um esforço extra para atingir a velocidade desejada. Maior esforço, mais queima de combustível.
5 – EVITE CONGESTIONAMENTOS
É uma tarefa difícil, principalmente nas grandes cidades, mas se puder planejar o itinerário e fugir dos congestionamentos, melhor. Mesmo que você tenha que fazer um percurso mais longo, porque o “anda e para” aumenta o número de acelerações, o que faz com que o carro acabe “bebendo” mais combustível. Fica a dica!
6 – CARRO NÃO É ARMÁRIO AMBULANTE
Sobrecarregar o veículo com peso desnecessário aumenta o consumo. Dê uma geral no carro e retire todo tipo de tralha do seu interior. Cada 50 kg a menos podem significar até 2% de economia. Só não vale retirar os itens obrigatórios, como extintor, macaco e triângulo, afinal, nunca se sabe quando vamos precisar deles!
7 – TROQUE O FILTRO DE AR COM FREQUÊNCIA
Quando o filtro de ar fica sujo, ele provoca acúmulo de sujeira no motor, fazendo com que esta interfira na mistura de ar e combustível na câmara de combustão. Isso faz com que o propulsor precise fazer uma força extra para aspirar o ar, elevando o consumo de combustível. O ideal é realizar a troca a cada 10 mil km.
8 – DESLIGUE TODOS OS ACESSÓRIOS
Antes de dar a partida no veículo, certifique-se de que todos os acessórios que consomem energia estão desligados. Desse modo, você reduz a carga exigida do motor. Isso vale para ar-condicionado, desembaçadores e faróis, além dos consoles de TV, no caso dos veículos maiores, como minivans e utilitários (SUVs).
9 – ATENÇÃO À TROCA DE MARCHAS
Monitore o conta-giros e tente trocar a marcha antes de atingir 2.500 rpm. Quando o ponteiro chega nesse parâmetro, significa que é hora de subir a marcha. Carros de menor potência precisam de trocas mais rápidas. Já os motores maiores permitem uma esticada.
10 – NÃO ANDE NA “BANGUELA”
Risque da sua vida a prática de deixar o carro em ponto morto nas descidas. Ao contrário do que se pensa, andar na “banguela” aumenta o consumo de combustível. Isso porque a maioria dos carros tem injeção eletrônica. Ao descer uma serra ou ladeira engatado, o sistema percebe a desaceleração e fecha os bicos injetores. Já se estiver desengrenado, o módulo vai usar uma mistura com mais combustível. Sem falar que a prática sacrifica os freios e é proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito.
Além de manter as revisões em dia, verifique sempre a procedência do combustível. Mesmo os postos chamados de bandeira branca são obrigados a informar na bomba a origem do produto.
Entender sobre a economia de combustível é importante, mas, além disso, é fundamental manter-se resguardado! Andar desprotegido é uma atitude muito arriscada e que não vale a pena, principalmente pela quantidade de problemas que podem acontecer no dia a dia, como batidas, roubos ou furtos, panes ou outros. Contate nossos corretores para contratar o seguro do seu automóvel!
Fonte: Royal FIC